Dicas de filmes
Ciências Humanas e Sociais

Dicas de filmes


Metodologia e Técnica de Pesquisa II ? Pesquisa Qualitativa

Sugestões de Filmes

Aspectos Gerais: os filmes estão sugeridos em função de três linhas mestras: a) a relação sujeito/objeto; b) a tensão entre narrativa e autoria; e, c) a interação inter e intra-grupos. Esses aspectos estarão salientados entre parêntesis, na ordem de um por filme, o que não significa que ele é o único ponto.

Arte: Goya (sujeito/objeto); Os Amores de Picasso (idem); Modigliani (idem); Moça do Brinco de Pérola (idem); Henry e June (narrativa); Pergunte ao Pó (sujeito/objeto); O Baile (narrativa); Nós que nos Amávamos Tanto (sujeito/objeto); All that Jazz (narrativa); Amadeus (sujeito/objeto); Carmem (narrativa); Mephisto (narrativa); Em Busca da Terra do Nunca (interação); Frances (interação); Camille Claudel (narrativa); Frida Kahlo (sujeito/objeto); Minha Amada Imortal (narrativa); Carrington ? Dias de Paixão (interação); Basquiat (narrativa); Studio 54 (interação); Agonia e Êxtase (narrativa); Oito e Meio (interação); O Carteiro e o Poeta (narrativa).

Reportagem: Todos os Homens do Presidente (narrativa); Capote (sujeito/objeto); Os Eleitos (interação); O Informante (interação); Abril Sangrento (narrativa).

Ficção Política: Nixon (narrativa); JFK (sujeito/objeto); Os Donos do Poder (sujeito/objeto); Segredos do Poder (narrativa); O Articulador (sujeito/objeto); Boa Noite, Boa Sorte (interação); 1984 (sujeito/objeto); Síndrome da China (sujeito/objeto); Rede de Intrigas (sujeito/objeto); A Lista de Schindler (interação); Nascido em 4 de Julho (interação); Cidadão Kane (narrativa); Salvador ? O Martírio de um Povo (narrativa); Wall Street (narrativa); A Firma (interação); A Vida é Bela (sujeito/objeto); Dança com Lobos (narrativa); Bob Roberts (interação); Roma Cidade Aberta (narrativa); A Conversação (sujeito/objeto); A Chinesa (sujeito/objeto); Sob Fogo Cerrado (narrativa); Aguirre, a Cólera dos Deuses (interação); Rosa Luxemburgo (narrativa); Mississipi em Chamas (interação); Missing (interação); Muito Além do Jardim (sujeito/objeto); Adeus, Lênin (sujeito/objeto); O Último Imperador (narrativa); A Classe Operária vai ao Paraíso (sujeito/objeto); A Intérprete (narrativa); Julgamento Final (interação).

Brasileiros: Memórias do Cárcere (sujeito/objeto); Terra em Transe (narrativa); O Casal (narrativa); Bar Esperança (interação); Pixote (interação); Central do Brasil (narrativa); Olga (narrativa); Eu sei que vou te amar (sujeito/objeto); Eu te Amo (sujeito/objeto); Tenda dos Milagres (narrativa); A Idade da Terra (sujeito/objeto); O Auto da Compadecida (narrativa); Muito Além do Cidadão Kane (narrativa); Dedé Mamata (interação); Jango (narrativa); Anjos da Noite (interação); A Dama do Lotação (sujeito/objeto); Eles não usam Black-Tie (narrativa); Bye-Bye Brasil (narrativa); Lavoura Arcaica (interação); Um Copo de Cólera (sujeito/objeto); Anjos do Arrabalde (narrativa); Terra Estrangeira (narrativa); Toda Nudez Será Castigada (narrativa); Central do Brasil (narrativa).

Guerra: O Mais Longo dos Dias (interação); Patton (sujeito/objeto); A Queda (narrativa); Apocalypse Now (tudo junto); O Franco Atirador (interação); Além da Linha Vermelha (narrativa); Johnny vai à Guerra (sujeito/objeto); Nascido para Matar (sujeito/objeto); Os Gritos do Silêncio (sujeito/objeto); A Cruz de Ferro (narrativa); Círculo de Fogo (sujeito/objeto); Irmandade de Guerra (sujeito/objeto); Tempo de Glória (interação); Lawrence da Arábia (narrativa); Matemática do Diabo (narrativa); Cinzas da Hora (narrativa); Macarthur (interação); Capitão Corelli (interação); Mediterrâneo (narrativa); Falcão Negro em Perigo (narrativa); Fomos Heróis (interação); Paralelo 49 (narrativa); Midway (narrativa); Pearl (interação); Código de Guerra (interação); O Resgate do Soldado Ryan (narrativa); U-571 ? A Batalha do Atlântico (narrativa); Treze Dias (narrativa); Soldados ou Santos (narrativa).

Existenciais: Mannhattan (narrativa); Interiores (interação); Fanny e Alexander (narrativa); O Ovo da Serpente (sujeito/objeto); O Sétimo Selo (narrativa); Cenas de um Casamento (sujeito/objeto); A Insustentável Leveza do Ser (sujeito/objeto); Face a Face (sujeito/objeto); Sonata de Outono (interação); O Cão Andaluz (sujeito/objeto); Despedida em Las Vegas (interação); La Dolce Vita (sujeito/objeto); O Medo do Goleiro diante do Pênalti (interação); Entre umas e Outras (interação); A Era do Rádio (interação); Derzu Uzala (narrativa); Jules e Jim (sujeito/objeto); Nashville (interação); O Cozinheiro, O Ladrão, sua Mulher e o Amante (interação); Cold Mountain (interação); Juventude Transviada (interação); O Reencontro (interação); O Melhor Ano do Resto de Nossas Vidas (interação); Gritos e Sussurros (sujeito/objeto); A Festa de Babette (interação); Carne Trêmula (sujeito/objeto); Revelações (interação); Dogville (interação); Ata-me! (sujeito/objeto); A Felicidade não se compra (sujeito/objeto); Não fale com Estranhos (narrativa); Tudo sobre minha Mãe (narrativa); Má Educação (interação); Dançando no Escuro (narrativa).

Gangster: Era uma vez na América (interação); O Poderoso Chefão I, II e/ou III (interação); Os Bons Companheiros (narrativa); O Pagamento Final (narrativa); Bugsy (sujeito/objeto); Donnie Brasco (interação); Estrada da Perdição (sujeito/objeto); Desafio no Bronx (sujeito/objeto); Bonnie and Clyde (interação); Gangues de Nova York (interação); Fogo contra Fogo (interação); Os Intocáveis (interação); Caminhos Perigosos (interação); Chinatown (interação); O Preço de uma Traição (interação).

Terrorismo: Munich (sujeito/objeto); Fahrenheit (narrativa); O Senhor das Armas (sujeito/objeto); O Peso de um Passado (sujeito/objeto).

Históricos/Épicos: Novecento-1900 (narrativa); Retratos da Vida (narrativa); Tróia (narrativa); Alexandre (sujeito/objeto); Cromwell (sujeito/objeto); Henrique V (sujeito/objeto); Danton ? O Processo da Revolução (sujeito/objeto); Reds - Os Dez Dias que abalaram o Mundo (sujeito/objeto); Excalibur (narrativa); Adeus, Meninos (interação); Sacco e Vanzetti (narrativa); Ran (narrativa); Ben-Hur (narrativa); Os Dez Mandamentos (narrativa); Os Sete Samurais (narrativa); Sala Especial de Justiça (sujeito/objeto); A Casa dos Espíritos (narrativa); A Missão (sujeito/objeto); 1492 (narrativa); Malcolm X (interação); A Rainha Margot (narrativa); O Nome da Rosa (narrativa); Herói (narrativa); Gandhi (narrativa); A Guerra do Fogo (narrativa); O Mestre dos Mares (narrativa); A Noite de Varennes (narrativa); Giordano Bruno (narrativa); Outubro (narrativa); O Encouraçado Potemkin (narrativa); Lutero (narrativa); Os Bostonianos (narrativa).

Serial-Killers: Seven ? Os Sete Crimes Capitais (narrativa); Justa Causa (sujeito/objeto); Instinto Animal (narrativa); Hannibal (sujeito/objeto); O Silêncio dos Inocentes (sujeito/objeto); Psicose (narrativa); Táxi Driver (sujeito/objeto); Dragão Vermelho (sujeito/objeto); A Mente de um Assassino (sujeito/objeto).

Violência: Pulp Fiction (narrativa); Jackie Brown (narrativa); Kill Bill ? vol. 1 e 2 (narrativa); Sin City (narrativa); Laranja Mecânica (narrativa); Os Imperdoáveis (interação/western); Clube da Luta (interação); Na Época do Ragtime (interação); Cães de Aluguel (narrativa); Relíquia Macabra (interação); Assassinato no Expresso do Oriente (interação); O Caso dos Dez Negrinhos (sujeito/objeto); A Outra História (narrativa); Assassinato em Gosford Park (narrativa); Os Olhos de Laura Mars (interação); Janela Indiscreta (narrativa); Dublê de Corpo (sujeito/objeto); Vestida para Matar (sujeito/objeto); Nova York contra o Crime (interação); Rios Vermelhos I e II (interação); Em Carne Viva (sujeito/objeto); Um Corpo que Cai (narrativa); O Colecionador de Ossos (sujeito/objeto); Janela Secreta (narrativa); O Talentoso Ripley (sujeito/objeto); O Retorno do Talentoso Ripley (sujeito/objeto); Matador (sujeito/objeto); Festim Diabólico (interação); O Novato (sujeito/objeto) .

Drama: 21 Gramas (narrativa); Sobre Meninos e Lobos (narrativa); O Homem Elefante (sujeito/objeto); Yentl (sujeito/objeto); O Lenhador (narrativa); Amistad (sujeito/objeto); Um Estranho no Ninho (narrativa); A Escolha de Sofia (interação); Faça a Coisa Certa (sujeito/objeto); Veludo Azul (interação); A Cor Púrpura (narrativa); Império do Sol (interação); Violência e Paixão (interação); Suspeitos (interação); Othello (interação); Hamlet (interação); Amarcord (interação); O Campeão (interação); O Touro Indomável (interação); Ali (narrativa); Antes da Chuva (interação); Luzes da Ribalta (interação); Tempos Modernos (sujeito/objeto); E o Vento Levou...(narrativa); Julia (narrativa); A Mulher do Tenente Francês (narrativa); Regras da Vida (sujeito/objeto); O Enigma de Kaspar Hauser (sujeito/objeto), Náufrago (sujeito/objeto); Uma Mente Brilhante (interação); Memórias de uma Gueixa (sujeito/objeto); Adeus, minha Concubina (interação); Lanternas Vermelhas (sujeito/objeto); A Rosa Púrpura do Cairo (narrativa); Hannah e suas Irmãs (interação); A Era do Rádio (narrativa); Tomates Verdes Fritos (interação); O Pianista (narrativa); Valmont (interação); Ligações Perigosas (sujeito/objeto); Casablanca (interação); Gilda (interação); Pelle, o Conquistador (sujeito/objeto); Dr. Jhivago (narrativa); Passagem para a Índia (narrativa); Lugar Nenhum na África (sujeito/objeto); Mulheres à beira de um ataque de nervos (narrativa); Esperança e Glória (narrativa); O Discreto Charme da Burguesia (narrativa); Out of África/Entre Dois Amores (narrativa); O Expresso da Meia-Noite (interação); O Pescador de Ilusões (interação); O Príncipe das Marés (sujeito/objeto); Os Amantes de Pont-Neuf (sujeito/objeto); Rocco e seus irmãos (interação); O Anjo Azul (interação); O Declínio do Império Americano (interação); As Invasões Bárbaras (interação); Rei Lear (interação); Paris, Texas (interação); Grand Canyon (narrativa); O Veredito (sujeito/objeto); Macbeth (interação); Sociedade dos Poetas Mortos (sujeito/objeto); O Tambor (interação); O Paciente Inglês (narrativa); Fale com Ela (sujeito/objeto); Casa de Areia e Névoa (interação); Dogma do Amor (narrativa); Menina de Ouro (sujeito/objeto).

Erótico: O Último Tango em Paris (sujeito/objeto); Beleza Americana (sujeito/objeto); A Bela da Tarde (sujeito/objeto); Calígula (interação); Nove e Meia Semanas de Amor (sujeito/objeto); Decameron (narrativa); Sexo, Mentiras e Videoteipes (sujeito/objeto); De Olhos Bem fechados (sujeito/objeto); Instinto Selvagem (interação); Lolita (interação); Querelle (interação); Kinsey (interação); Satyricon (narrativa); Paixão Turca (sujeito/objeto); O Império dos Sentidos (sujeito/objeto); Tess (sujeito/objeto); O Libertino (sujeito/objeto).

Histórias Entrecruzadas: Magnólia (narrativa); Crash (narrativa); Short Cuts ? Cenas da Vida (narrativa).

Ficção Científica: 2001 ? Uma Odisséia no Espaço (narrativa); A Ilha do Dr. Moreau (interação); Gattaca (interação); Minority Report (sujeito/objeto); Existenz (narrativa); Admirável Mundo Novo (narrativa); Alien, O Oitavo Passageiro (interação); Solaris (narrativa); Blade Runner ? Caçador de Andróides (narrativa); O Enigma de Andrômeda (interação); Apollo 13 (interação); Missão Marte (interação); Armaggedon (sujeito/objeto); Guerra nas Estrelas (narrativa); A Guerra dos Mundos (narrativa); Tropas Estelares (narrativa).

Musicais: Buena Vista Social Club (narrativa documentarial); Ray (sujeito/objeto); Bird ? A Vida de Charlie Parker (sujeito/objeto); Os Embalos de Sábado à Noite (sujeito/objeto); Nasce uma Estrela (sujeito/objeto); Hair (narrativa); Cabaret (interação); New York, New York (sujeito/objeto).

Esportes: Carruagens de Fogo (interação); Prefontaine (interação); O Milagre de Berna (narrativa); Grand-Prix (narrativa).

Terror: A Dança das Bruxas (narrativa); Helter Skelter (sujeito/objeto); Nosferatu (narrativa); Dr. Jeckyll and Mr. Hyde (interação); A Bruxa de Blair I (narrativa); O Chamado I e II (sujeito/objeto); Poltergeist (narrativa); Horror em Amytville (interação); Drácula de Bram Stoker (narrativa); O Último Portal (narrativa), O Exorcista (interação); Os Pássaros (narrativa);

Religiosos: Je Vous Salue, Marie (narrativa); Agnes de Deus (sujeito/objeto); Stigmata (sujeito/objeto); A Última Tentação de Cristo (narrativa); O Evangelho segundo Matheus (narrativa).

Documentário: A Marcha dos Pingüins (sujeito/objeto); Timor Leste (narrativa); Os Budas Gigantes (narrativa); Crianças de Beslan (narrativa); Shake Hands with the Devil (sujeito/objeto); Cinco Dias (narrativa).

Comédia: Deu a Louca no Mundo (narrativa); Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu...(interação); Se meu Fusca Falasse (narrativa); Monte Phyton (interação); Noiva Neurótica, Noivo Nervoso/Annie Hall (sujeito/objeto); Kimberley (narrativa); Fargo ? Uma Comédia de Erros (narrativa); O Gosto dos Outros (sujeito/objeto).

Infantis/Desenhos: Rei Leão I e II (sujeito/objeto); O Príncipe do Egito (narrativa); Esses Homens Maravilhosos e suas Máquinas Voadoras (narrativa); O Maior Espetáculo da Terra (narrativa); A Bela e a Fera (sujeito/objeto); A Era do Gelo (narrativa).




loading...

- O Amor Em Ortega
O que é amor? Amor é um sentimento? É um ?gostar muito? de alguém? É uma atração inevitável? É possível amar coisas ou se ama apenas pessoas? Em Estudios sobre el amor, uma coletânea publicada na Argentina de artigos que Ortega escreveu para...

- Antropologia Da Viagem : Escravos E Libertos Em Minas Gerais No Século Xix
Flávio L. Abreu da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil LEITE, Ilka Boaventura. Antropologia da viagem : escravos e libertos em Minas Gerais no século XIX. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996. 272 p. Se o estrangeiro como coloca...

- PrÉ-cinemas & PÓs-cinemas
Artes da interpretação Inácio Araujo A empreitada de "Pré-Cinemas & Pós-Cinemas" consiste em revisar a história "mal contada" do cinema, procedendo a uma redistribuição de pesos e enfatizando o papel do cinema dito primitivo (pré-Griffith)...

- Gaveta Dos Guardados
A memória de Iberê 09/Mai/98 Paulo Sérgio Duarte IBERÊ CAMARGO /ARTISTA PLÁSTICO/ GAVETA DOS GUARDADOS diante de um texto autobiográfico, todo leitor tem, naturalmente, exacerbado seu desejo de participar da privacidade do autor. Sua perversão...

- Curso Breve De Literatura Mundial Está A Decorrer Na Biblioteca Municipal Almeida Garret ( No Porto)
Curso Breve de Literatura Mundial: algumas obras chave Está a decorrer na Biblioteca Municipal Almeida Garret na cidade do Porto um curso breve de literatura mundial até ao fim deste mês, onde serão abordadas algumas das principais obras da literatura...



Ciências Humanas e Sociais








.