Espectador é uma palavra obscena
Ciências Humanas e Sociais

Espectador é uma palavra obscena




Sim, o espectador é uma palavra obscena. O espectador não é mais que um homem. Um homem que precisa de ser humanizado, e a sua capacidade de acção ser inteiramente reconhecida. Ele deve ser sujeito, actor, nas mesmas condições que os outros que se tornarão, por sua vez, espectadores.
Todas as experiências do teatro popular têm um único objectivo: libertar o espectador das imagens acabadas do mundo que lhes foram incutidas. As pessoas que fazem teatro pertencem, directa ou indirectamente, às classes dominantes: as suas visões resultam, pois, da sua origem. Ora o espectador do teatro popular, o povo, não pode nem deve continuar a ser a vítima passiva destas imagens.
É já plenamente reconhecido que a poética de Aristóteles é a da opressão. O mundo tal qual o conhecemos é perfeito, logo os seus valores devem ser impostos aos espectadores .Estes delegam passivamente o seu poder aos personagens para que actuem e pensem na sua vez. Os espectadores purgam assim o seu erro trágico, isto é, algo que seja capaz de transformar a sociedade. Catarse da pulsão revolucionária! Aqui a acção dramática substitui a acção real.

A poética de Brecht é a das vanguardas iluminadas: mostra-se aí um mundo transformável e a transformação começa no próprio teatro. O espectador não delega os seus poderes para que alguém pense na sua vez, mesmo quando delega a outro para ser representado. A experiência é esclarecedora ao nível da consciência mas não a nível da acção. A acção dramática ilumina a acção real. O espectáculo prepara a acção.

A poética do oprimido é, desde logo, a de uma libertação: o espectador não delega nenhum poder para que alguém actue ou pense na sua vez. Ele liberta-se, age e pensa por ele próprio. O teatro é acção.
Este teatro não é talvez revolucionário, mas - tranquilizai-vos – ele é uma imagem da revolução

Augusto Boal, in Teatro do Oprimido



loading...

- Oficina De Teatro Do/da Oprimido/a Na Escola Superior De Artes E Espectáculo No Porto (29, 30 E 31 De Outubro)
Oficina de Teatro d@ Oprimid@ no Porto Organização de Gaiac (Agrupo de acção e intercâmbio artístico e cultural) e Grupo de Teatro legislativo Estudantes por empréstimo. Mais info em: [email protected] dinamizada por Olivar Bendelak,...

- O Teatro E A Estética Do Oprimido (aesthetics Of The Oppressed ) De Augusto Boal
A ESTÉTICA DO OPRIMIDO é a mais recente pesquisa de Augusto Boal e da equipe do CTO-Rio. Os alicerces teóricos e os primeiros resultados dessa experiência estão registrados no livro Aesthetics of the Oppressed, lançado pela editora Routledge, em...

- Workshop Butoh
BUTOH Criado no Japão por Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata no final dos anos 50, o Butoh evoluiu como uma arte radical e continua a ser uma das correntes com maior vitalidade no panorama artístico contemporâneo, com uma influência crescente nas artes...

- Julian Boal Dinamiza Teatro Do Oprimido E O Teatro-fórum
Reprodução de um texto de Ana Cristina Pereira publicado na edição de 15 de Out. no jornal Público com o título «Boal(filho) ou o teatro como espaço para ensaiar a mudança de atitude» O Teatro do Oprimido cresce em toda a Europa, incluindo...

- Grupo De Teatro De Lisboa Promove Formação Em Técnicas De Teatro Do Oprimido
http://teatrodooprimidoportugal.blogspot.com/ O OBJECTIVO DA FORMAÇÃO é capacitar os participantes nas técnicas do Teatro Fórum. Serão experimentadas de forma prática e lúdica os seguintes conteúdos: • A dinâmica do Teatro Fórum •...



Ciências Humanas e Sociais








.