Ciências Humanas e Sociais
Polícia (FBI) vigiou Picasso durante 25 anos
Apesar de Pablo Picasso ter nascido em Espanha, ter vivido a maior parte da sua vidaem França e nunca ter visitado os Estados Unidos, o Departamento Federal de Investigação e o Departamento de Estado dos Estados Unidos conservaram um volumoso e secreto dossier sobre Picasso.
Esses documentos comprovam uma tentativa de preverem o impacte e os efeitos na opinião pública norte-americana da adesão do pintor ao PCF em 1944.
Os cidadãos americanos tiveram ( e têm, certamente), nos organismos estaduais de polícia e de informações, processos e dossiers relativos às suas pessoas por motivo das suas ideias políticas – facto que se iniciou já nos anos 20 com a ascensão de J. Edgar Hoover ao cargo de director do FBI.
Mas, recentemente, alguns documentos desclassificados revelaram que grandes nomes das Artes europeias também eram submetidos a severa vigilância, sem o saberem, no seu próprio país onde residiam, já para não falar quando se deslocavam aos USA. Assim é possível descobrir que o FBI tinha processos e dossier abertos sobre escritores como Thomas Mann, Sinclair Lewis, Ernest Hemingway, William Faulkner, John Steinbeck, Pearl Buck, e pintores como Alexandre Calder, Bem Shahn, Geórgia O’Keefe, Henry Moore.
O dossier relativo a Picasso revela que a Agência Federal norte-americana vigou Picasso durante 25 anos, analisando o que ele escrevia, o que declarava e o que assinava, interessando-se ainda pelas suas relações com outras personalidades do mundo das artes como o artista Fernand Léger, o escritor Louis Aragon, o arquitecto Le Corbusier,o actor-realizador Charlie Chaplin.
O dossier sobre Picasso é classificado pelo FBI como «assunto de segurança – C » ( isto é, comunista) e como um possível subversivo – de acordo com os seus padrões, uma ameaça para a segurança e bem-estar dos Estados Unidos.
Tal como muitos outros registos do FBI, o dossier contém informações repetidas e desconexas. O capítulo biográfico do dossier inclui observações acerca da sua vida pessoal: «Vive tranquilamente com uma mulher mitos anos mais nova, também ela artista e comunista, de quem tem dois filhos.».
Outros documentos referem as relações internacionais do artista. Num memorando datado de 1945 pode-se ler: « Como se sabe, os comunistas adoptaram como emblema da sua campanha internacional uma pomba branca, obra do pintor espanhol Pablo Picasso. O pássaro pintado por Picasso pertence a uma espécie conhecida como Russian Trumpeter.» Parece dar-se a entender que o pombo é um simpatizante comunista!
O seu dossier continuou a ser alvo de referências até 1971. Isto apesar de Picasso ter abandonado o PCF depois da invasão soviética da Hungria em 1956.
A explicação dada foi que Picasso seguia a tradição anarquista espanhola. Era um comunista, mas não seguia a linha do partido.
Amigos do pintor não hesitaram em dizer que Picasso se tivesse sabido que o FBI o vigiava ter-se-ia rido às gargalhadas. Mais: teria, sem dúvida, pedido que lhe pintassem o nariz de vermelho e contado piadas e anedotas acerca disso.
(texto elaborado a partir de um artigo do New York Times, traduzido e reproduzido no Diário de Notícias de 23 de Dezembro de 1990)
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