Ciências Humanas e Sociais
Oficina de Teatro do/da Oprimido/a na Escola Superior de Artes e Espectáculo no Porto (29, 30 e 31 de Outubro)
Oficina de Teatro d@ Oprimid@ no Porto
Organização de Gaiac (Agrupo de acção e intercâmbio artístico e cultural) e Grupo de Teatro legislativo Estudantes por empréstimo.
Mais info em: [email protected]
dinamizada por
Olivar Bendelak, do CTO – Rio
29, 30 e 31 de Outubro 2010 na ESMAE, Escola Superior de Artes do Espectáculo, no Porto
Olivar Bendelak trabalha como o Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro e é um dos seus responsáveis, fazendo parte da sua equipa e elenco. Trabalhou activamente com Augusto Boal desde a década de 1990. Encenou vários grupos populares de Teatro do Oprimido: Grupo CORPO EnCENA, da comunidade da Pedreira em Costa Barros, que originou a primeira lei estadual do Teatro Legislativo; Grupo Marias do Brasil, em parceria com a Curinga Claudete Felix, formado por trabalhadoras domésticas que na luta pelos direitos da categoria fez apresentação no Congresso Nacional em Brasília. Foi um dos elementos da equipa do mandato de Augusto Boal, quando este foi eleito para a Assembleia dos Vereadores, no Rio de Janeiro. Olivar é desde 2000 o responsável pelo Teatro Legislativo no CTO-Rio.
Estética do Oprimido
é a mais recente pesquisa desenvolvida por Boal e a equipe do Centro de Teatro do Oprimido, é a seiva que alimenta a Árvore, desde as raízes passando pelo tronco, atravessando galhos e folhas. A Estética do Oprimido tem por fundamento a crença de que somos todos melhores do que supomos ser, e capazes de fazer mais do que aquilo que efetivamente realizamos: todo ser humano é expansivo. Trata-se do fundamento teórico e prático do Método do Teatro do Oprimido: através de meios estéticos – que proporcionam a descoberta das possibilidades produtivas e criativas, e da capacidade de representar a realidade produzindo Palavra, Som e Imagem – promover a sinestesia artística que impulsiona o autoconhecimento, a auto-estima e a autoconfiança; e o diálogo propositivo que estimula a transformação da realidade.”
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Curso De Introdução Ao Teatro Oprimido Em Aveiro. São Apresentadas Hoje As Experiências Teatrais Do Mesmo Curso Realizado No Porto
http://www.apele.org/site/ Realiza-se hoje (11 de Nov. às 21h30) a apresentação final do Curso de Iniciação ao Teatro do Oprimido que se desenrolou na cidade do PortoLocal: Fábrica (Rua da Alegria nº 341, Porto) Curso Introdução Teatro Oprimido...
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Curso Sobre Teatro Do Oprimido Na Faculdade De Psicologia E Das Ciências Da Educação Da Universidade Do Porto ( Abertas As Inscrições)
Vem o Serviço para a Educação Contínua da FPCE.UP e o NTO-Porto Núcleo Teatro Oprimido do Porto informar os/as interessados/as que estão abertas as inscrições para o Curso de Formação: TEATRO DO OPRIMIDO (Curso de 36 Horas - 27/10/2009 a 11/11/2009),...
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Teatro-fórum No Café-concerto Da Esmae ( Dia 22 De Maio E 26 De Junho)
Os espectáculos realizam-se na sala de café-concerto da ESMAE ( Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo) na Rua da Alegria 503, Porto Núcleo do Porto do Teatro do Oprimidohttp://www.associacaopele.blogspot.com/
[email protected]@gmail.comTlf...
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O Teatro E A Estética Do Oprimido (aesthetics Of The Oppressed ) De Augusto Boal
A ESTÉTICA DO OPRIMIDO é a mais recente pesquisa de Augusto Boal e da equipe do CTO-Rio. Os alicerces teóricos e os primeiros resultados dessa experiência estão registrados no livro Aesthetics of the Oppressed, lançado pela editora Routledge, em...
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Espectador é Uma Palavra Obscena
Sim, o espectador é uma palavra obscena. O espectador não é mais que um homem. Um homem que precisa de ser humanizado, e a sua capacidade de acção ser inteiramente reconhecida. Ele deve ser sujeito, actor, nas mesmas condições que os outros que...
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