Leonardo da Vinci
Ciências Humanas e Sociais

Leonardo da Vinci


 

 

Leonardo da Vinci

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

  

clip_image002

clip_image003

clip_image005

Retrato de Leonardo da Vinci (artista desconhecido)

Leonardo di ser Piero da Vinci (Anchiano, 15 de Abril de 1452 ? Cloux, Amboise, 2 de Maio de 1519) foi um pintor, arquitecto, engenheiro, cientista e escultor do Renascimento italiano. É considerado um dos maiores gênios da história da Humanidade. Não tinha propriamente um sobrenome, sendo "di ser Piero" uma relação ao seu pai, "Messer Piero" (algo como D. Pedro), e "da Vinci", uma relação ao lugar de origem de sua família, significando "vindo de Vinci" .

Nascido num pequeno vilarejo próximo ao município toscano de Vinci, Leonardo era filho ilegítimo de Piero da Vinci, um jovem notário e de Caterina. A mãe de Leonardo era provavelmente uma camponesa, embora seja sugerido, com poucas evidências, que ela era uma escrava judia oriunda do Oriente Médio comprada por Piero. O próprio Leonardo da Vinci assinava seus trabalhos simplesmente como Leonardo ou Io Leonardo. A maioria das autoridades refere-se aos seus trabalhos como Leonardos e não da Vincis. Presume-se que ele não usou o nome do pai por causa do estado ilegítimo.

Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado por Catherine Cox, em 1926, seu QI foi estimado em cerca de 180. Outras fontes mencionam 220.

clip_image007

 

Auto-retrato de Leonardo da Vinci em sangria (1512-1515)

 

A vida

Na adolescência, Leonardo foi fortemente influenciado por duas grandes personalidades da época, Lourenço de Médici e o grande artista Andrea del Verrocchio .

Leonardo viveu em plena Renascença, nos séculos XV e XVI, e expressa melhor do que qualquer outro o espírito daquele tempo. Ao contrário do homem medieval, que via em Deus a razão de todas as coisas, os renascentistas acreditavam no poder humano de julgar, de criar e construir. Por isso a Renascença também é conhecida como a época do Humanismo e se caracteriza por enormes progressos nas artes, nas leis e nas ciências.

Suas obras mais conhecidas são o afresco " A Última Ceia", pintado diretamente no refeitório da Igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão, e o Retrato de Lisa del Giocondo, a La Gioconda (dita a Mona Lisa), que ele demorou três anos para terminar.

Prestando atenção, pode-se perceber em várias imagens um efeito característico da pintura de Leonardo: a delicada passagem de luz para a sombra, quando um tom mais claro mergulha em outro mais escuro, como dois belos acordes musicais. Esse procedimento recebe o nome de sfumato (esfumado, em português).

Lourenço de Médici, um grande humanista e comunicador, inspirou Leonardo na parte da comunicação, fazendo com que começasse a fazer seus quadros mais ?parlanti?, com maior animação gestual, o que o levou a se tornar mestre nesta arte. Em toda sua obra pode-se notar a iconografia das figuras ou personagens de seus quadros.

Em 1468, com dezesseis anos, Leonardo mudou-se para Florença, e iniciou seu aprendizado no ateliê de Verrocchio. O artista, de grande prestígio da época, ensinou-lhe toda a base que mais tarde o levaria a se tornar um grande pintor. Leonardo também aprendeu escultura, arquitetura, óptica, perspectiva, música e até botânica.

Em 1472, com vinte anos, já era membro do grêmio dos pintores florentinos (Corporação de São Lucas) e a sua carreira começa a ficar independente do mestre Verrocchio. As pessoas da corte fazem encomendas directamente a Leonardo.

clip_image008

 

Estátua de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci trabalhou para Ludovico Sforza, Duque de Milão e manteve o próprio seminário com aprendizes. Foram usadas setenta toneladas de bronze que tinha sido colocado à disposição de Da Vinci para o Grande Cavalo, estátua de um cavalo, em armas pelo duque em uma tentativa de salvar Milão de ser subjugada pelo francês Carlos VIII em 1495.

Em 1498, Milão caiu sem uma batalha para o francês Luís XII. Da Vinci ficou em Milão durante algum tempo até que viu arqueiros franceses usando seu modelo de cavalo de barro em tamanho natural para o Grande Cavalo como alvo para treinamento partindo logo com o amigo Luca Pacioli para Mântua, mudando depois de dois meses para Veneza e se mudando novamente então para Florença no final de Abril de 1500.

Em Florença ele ficou a serviço de César Bórgia (também chamado de Duca Valentino e filho do Papa Alexandre VI) como arquitecto militar e engenheiro. Em 1506, voltou a Milão, então nas mãos de Maximiliano Sforza depois de mercenários suíços expulsarem os franceses.

De 1513 a 1516 morou em Roma, onde os pintores Rafael e Michelangelo eram, na ocasião, muito requisitados; porém, Da Vinci não teve muito contacto com estes artistas.

Em 1515 Francisco I da França retorna a Milão, e Da Vinci foi designado para fazer a peça central de um leão mecânico para as negociações de paz em Bolonha entre o rei francês e o Papa Leão X, onde provavelmente conheceu o rei.

Em 1516 ficou a serviço de Francisco I como primeiro pintor, engenheiro e arquiteto do Rei. Foi dado a ele o uso do Castelo Clos Lucé, próximo ao Castelo de Amboise, residência do Rei, junto com uma pensão generosa. Da Vinci e o Rei ficaram bons amigos.

Morreu em Cloux, França, e de acordo com o seu desejo, sessenta mendigos seguiram seu caixão. Leonardo da Vinci foi enterrado na Capela de São Hubert no Castelo de Amboise.

Obra

clip_image009

 

A Última Ceia (1495-1497)

A Última Ceia (L'ultima cena ou Cenacolo, em Milão) é uma das mais conhecidas pinturas atribuídas a da Vinci, exposta no Convento de Santa Maria delle Grazie (Refectory), em Milão assim como a Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda, exposta no museu do Louvre, em Paris).

clip_image010

 

Mona Lisa (1503-1507)

Só dezessete de suas pinturas, e nenhuma das estátuas, existem atualmente. Da Vinci planejou freqüentemente pinturas grandiosas com muitos desenhos e esboços, deixando os projetos inacabados.

Da Vinci passou muitos anos planejando o modelo de uma monumental estátua (sete metros) de um cavalo em bronze (o Gran Cavallo ou Grande Cavalo), para ser erguido em Milão. Por causa de guerra com a França, o projeto nunca foi concluído. Baseado em iniciativa privada, uma estátua semelhante foi feita em Nova York em 1999 que foi doada a Milão, sendo erguida no hipódromo de San Siro. O Museu de Caça em Limerick, na Irlanda tem um cavalo de bronze pequeno, possivelmente feito por um de seus aprendizes do original.

Antes, em Florença, ele foi designado a fazer um grande mural público, a Batalha de Anghiari; e seu rival, Michelangelo, para pintar a parede oposta. Depois de produzir uma variedade fantástica de estudos em preparação para o trabalho, ele deixou a cidade, com o mural inacabado devido a dificuldades técnicas.

Galeria

clip_image011

 

Madona Benois (1478)

clip_image012

Cabeças Grotescas, estudos de desenho como caricatura.

 

clip_image013

A Adoração dos Magos Pintura inacabada.

 

clip_image014

A Anunciação

 

clip_image016

Retrato de um Músico

 

clip_image017

A Virgem das Rochas

 

clip_image018

O Batismo de Cristo

 

 

 

Curiosidades

Ciência e criações

clip_image019

 

Estudos de Embriões (1510-1513)

Talvez até mesmo mais impressionantes que os seus trabalhos artísticos sejam os estudos em ciências e engenhosas criações, registrados em cadernos que incluem umas 13 000 páginas de notas e desenhos que fundem arte e ciência.

Da Vinci tentou entender os fenômenos e descrevendo em detalhe extremo, e não enfatizou experiências ou explicações teóricas. Ao longo de sua vida, planejou uma enciclopédia baseado em desenhos detalhados de tudo. Como não dominava o latim e a matemática, o Leonardo da Vinci cientista era ignorado pelos estudiosos contemporâneos.

Ele participou em autópsias e produziu muitos desenhos anatômicos extremamente detalhados e planejou um trabalho inclusive com humanos e anatomia comparativa. Ao redor do ano 1490, ele produziu um estudo das proporções humanas baseado no tratado recém-redescoberto do arquiteto romano Vitruvius. Leonardo debruçou-se sobre o que foi chamado o Homem Vitruviano, o que acabou se tornando um dos seus trabalhos mais famosos e um símbolo do espírito renascentista. O desenho reproduz a anatomia humana conduzindo eventualmente ao desígnio do primeiro robô conhecido na história que veio a se chamado de O Robô de Leonardo.

clip_image020

 

Homem Vitruviano

Fascinado pelo fenômeno de vôo, Da Vinci produziu detalhado estudo do vôo dos pássaros, e planos para várias máquinas voadoras, tentou aplicar seus estudos para os protótipos que desenhou, o primeiro batizado de SWAN DI VOLO (Cisne voador), segundo especialistas é de 1510, inclusive um helicóptero movimentado por quatro homens, e um planador cuja viabilidade já foi provada.

Em 1502 Leonardo da Vinci produziu um desenho de uma ponte como parte de um projeto de engenharia civil para Sultão Beyazid II de Constantinopla. Nunca foi construída, mas a visão de Leonardo foi ressuscitada em 2001 quando uma ponte menor, baseada no projeto dele, foi construída na Noruega.

Os seus cadernos também contêm várias invenções no campo militar: canhões, um tanque blindado movimentado por humanos ou cavalos, bombas de agrupamento, etc., embora considerasse a guerra como a pior das atividades humanas. Outras invenções incluem um submarino e um dispositivo de engrenagem que foi interpretado como a primeira calculadora mecânica. Nos anos dele no Vaticano, planejou um uso industrial de poder solar, empregando espelhos côncavos para aquecer água(inventou a primeira máquina a vapor).

Em astronomia, acreditou que o Sol e a Lua giravam ao redor da Terra, e que a Lua refletia a luz do Sol devido a ser coberta por água.

Da Vinci não publicou e nem distribuiu os conteúdos de seus cadernos. A maioria dos estudiosos acredita que Leonardo quis publicar os cadernos e fazer com que as sua observações fossem de conhecimento público. Eles permaneceram obscuros até o século XIX.

A influência de Leonardo na história da arte européia é bastante profunda. Algumas técnicas desenvolvidas por ele, destacadamente o sfummato e o chiaroscuro, tornaram-se uma regra para a pintura dos séculos vindouros.

É considerado por muitos como o arquétipo do Homem do Renascimento.

Grande inventor de sua época, Leonardo da Vinci era um homem à frente de seu tempo. Seu interesse e criatividade em vários campos de estudo deram origem a invenções como: salva-vidas, pára-quedas, bicicleta, entre outras.

Ligações externas

Outros projectos Wikimedia contêm material sobre este artigo. Verifique na barra lateral esquerda, em correlatos.

 

 

 

A Última Ceia

clip_image021

 

 

 

A Sagrada Família e o cordeirinho
clip_image022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anunciação
clip_image023

 

 

 

 

 

A dama do arminho
clip_image024

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leda
clip_image025

 

 

 

Madonna Litta
clip_image026

 

 

 

 

 

 

 

O batismo de Cristo
clip_image027

 

 

 

 

Retrato de Ginevra de Benci
  clip_image028

 

 

Virgem de Granada
clip_image029

 

 

Virgem do Cravo
   clip_image030

 

 

 

 

 

 

 

Virgem dos rochedos
    clip_image031

 

 

 

Mona Lisa
      clip_image032

 

 

 

 

 

A besta com disparo potencializado
  clip_image033

 

 

 

 

 

 

 

A besta gigante sobre rodas
clip_image034

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Draga
clip_image035

 

 

 

 

 

 

 

Escafandro
clip_image036

 

 

 

Helicóptero
    clip_image037

Máquina de fabricar limas
   clip_image038

 

Máquina escavadora
     clip_image039

 

Máquina voadora
     clip_image040

 

Morteiro com projéteis explosivos
       clip_image041

 

Muros e escadas
        clip_image042

 

 

 

 

 

 

 

Ponte elevadiça
         clip_image043

 

 

 

 

 

Estudo do olho
   clip_image044

 

 

 

 

studo do tronco
 clip_image045

 

 

 

Estudo da gravidez
clip_image046

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estudo da perna e do pé
clip_image047

 

 

 

Homem vitruviano
clip_image048

 

 

 

 

 

 

Estudo do pescoço e ombros
clip_image049

 

 

 

Projeto de um  porto circular
          clip_image050

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto de uma cidade
 clip_image051

 

 

Projeto de um  templo centralizado
clip_image052

 




loading...

- Ensino Religioso
É CARACTERÍSTICA DO SER HUMANO AVALIAR TUDO.                 Como necessitamos de muitas coisas, é natural que analisemos e julguemos o que é melhor para nós. Ao fazer isso,...

- Privatizações: A Distopia Do Capital (2014)
           O novo filme de Silvio Tendler ilumina e esclarece a lógica da política em tempos marcados pelo crescente desmonte do Estado brasileiro. A visão do Estado mínimo; a venda de ativos públicos...

- Nota De Pesar
         Amigo Roque e familiares!!!!   Venho atraves deste expressar,os meus sentimentos de pesar pelo falescimento do Sr. Valdir.  Ninguém,nunca quer perder,mas infelizmente,a vida tem inicio,meio e...

- A Incorporação Subalterna Brasileira Ao Capital-imperialismo
                                                                                                            ...

- Sadia é Obrigada A Dar Descanso Para Evitarfadiga Dos Trabalhadores
 A empresa Sadia S.A continua obrigada a conceder 49 minutos em pausas para a recuperação da fadiga dos funcionários da linha de produção. A determinação é do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, em Santa Catarina.  A Sadia...



Ciências Humanas e Sociais








.