Émile Boutroux
Ciências Humanas e Sociais

Émile Boutroux


Segue um antigo estudo que fiz do excelente livrinho introdutório de Émile Boutroux sobre Aristóteles. Este livro foi o primeiro da coleção Biblioteca de Filosofia, editada por Olavo de Carvalho e publicada pela Editora Record.

* * *

Título: Aristóteles
Autor: Émile Boutroux
Editora: Record
Título original: Aristote (francês)
Tradutor: Carlos Nougué
Revisão e notas: Olavo de Carvalho
Ano de publicação da edição original: 1925
Ano de publicação da edição brasileira: 2000


Lógica

?É uma análise racional das condições a que deve satisfazer um raciocínio para que sua conclusão seja concebida como necessária.?

Instrumentos do pensamento

1) Noções

2) Proposições: reunião dos conceitos

3) Raciocínio: consiste essencialmente no silogismo.

A ciência e os instrumentos do pensamento

  1. Conjunções que sempre se realizam (ciência perfeita).
  2. Conjunções que geralmente se realizam (ciência imperfeita, limitada à possibilidade).
  3. Conjunções que pouco ou nunca se realizam (fora da ciência).

  1. O sujeito.
  2. O atributo, que se liga ao sujeito por um liame de necessidade.
  3. Princípios gerais sobre os quais se funda a demonstração.
  1. Não são inatos.
  2. Não são recebidos de fora.
  3. Há em nós uma disposição para concebê-los.
  4. Por efeito da experiência, essa disposição passa ao ato.
  5. Pois isto é a indução (particular-> geral), pela qual conhecemos os primeiros princípios próprios a cada ciência.



Metafísica

Ampliação da noção de ciência

Os princípios do ser

  1. Uma matéria ou substrato, teatro da mudança, teatro da substituição de uma maneira de ser por outra.
  2. Uma forma.
  3. Uma causa motrriz.
  4. Um objetivo.
  1. Matéria = madeira.
  2. Forma = idéia da casa.
  3. Causa motriz = arquiteto.
  4. Objetivo = habitação.
  1. Matéria = madeira.
  2. Forma = idéia da casa.
  3. Causa motriz = arquiteto = forma num sujeito já realizado. [O arquiteto tem a idéia da casa em mente. Portanto, a causa motriz é a própria idéia da casa (forma) num sujeito].
  4. Objetivo = habitação = forma a que a casa tende.
  1. Matéria (não é nem isto, nem aquilo: pode tornar-se isto ou aquilo).
  2. Forma (o que faz da matéria uma coisa determinada e real; é a alma da coisa; não confundir forma com figura, como a mão de uma estátua, que é apenas a figura de uma mão, e não a forma de uma mão).
  1. Matéria é potência, capaz de dois contrários: ser e não-ser. A matéria tem uma disposição para receber a forma, deseja-o.
  2. Forma é ato, é o acabamento natural da matéria.

O ser e a imperfeição

Deus e o devir

  1. Popularmente: pela perfeição gradual dos seres e pela finalidade que reina na natureza.
  2. Cientificamente: pela análise das condições do movimento; é o que chamamos de argumento do primeiro motor.
  1. O ato é anterior à potência [Apenas com base no atual se pode entender o potencial, J. Ferrater Mora]; Deus é portanto ato puro.
  2. O condicionado (dependente) supõe o incondicionado (independente).

Que é Deus?

Física Geral

Princípio e objeto de estudo

Deus e a natureza

A natureza e o devir

  1. Mudança substancial: do nascer ao perecer, do não-ser ao ser, e vice-versa.
  2. Mudança quantitativa: aumento ou diminuição.
  3. Mudança qualitativa: passagem de uma substância a outra.
  4. Mudança espacial: deslocamento.

Matemáticas

Cosmologia

[Teoria geral do mundo, ou do cosmo] J. Ferrater Mora

  1. O mundo supralunar ou celeste: onde estão grudadas as estrelas fixas.
  2. O mundo infralunar ou terrestre.

Astronomia

Meteorologia

Biologia

  1. Nutritividade: comum a todos os seres vivos; dela procede a vida e a morte.
  2. Sensibilidade: comum aos animais e ao homem.
  3. Inteligência: exclusiva do homem.

Anatomia e Fisiologia Animais

Anatomia: estrutura dos órgãos
Fisiologia: função dos órgãos
[Aurélio]

Anatomia e Fisiologia Gerais

  1. Homogêneo: veias, ossos, unhas, pêlos, chifres, gordura, sebo, sangue, medula, leite, membranas.
  2. Heterogêneo:coração, diafragma, órgãos dos sentidos, órgãos do movimento, encéfalo.
  1. Sentidos mediatos: atuam por meio do ar: visão, audição e olfato.
  2. Sentidos imediatos: atuam por contato: tato e paladar.

Anatomia e Fisiologia Comparadas

Zoologia

Ciência que trata dos animais [Aurélio]

  1. Animais que têm sangue (vertebrados):
    a) Vivíparos verdadeiros
    b) Ovovivíparos
    c) Ovíparos
  2. Animais que não têm sangue (invertebrados):
    a) Moluscos
    b) Crustáceos
    c) Testáceos
    d) Insetos

Psicologia

Ciência que estuda a psique (alma, espírito) e o comportamento. [Definição adaptada do Aurélio]

  1. Função teórica: como tabula rasa, funcionando com imagens e influência do núus superior. É o núus superior que liberta da sensação o geral que está nela contido.
  2. Função prática: aplicação das idéias teóricas.
    a) pela produção
    b) pela ação

Filosofia prática

É a filosofia das coisas humanas. O homem não é um animal, ou seja, tem um fim que não se realiza imediata e necessariamente.

Divide-se em três partes:

1) Ética ou Moral: regra da vida individual
2) Econômica: regra da vida familiar
3) Política: regra da vida social

Moral

  1. Virtudes dianoéticas (intelectuais): são os hábitos perfeitos da parte inteligente da alma; são as mais elevadas; dependem de instrução, não da vontade; a ciência (ou contemplação) é a virtude que confere maior felicidade ao homem e é a que está mais próxima da divindade; o órgão da ciência é o núus. Há dois graus de inteligência: a) Inteligência científica, cujas virtudes são o núus (que conhece os primeiros princípios) e a ciência (que deduz desses princípios as verdades particulares); núus+ciência=sapiência. b) Inteligência logística, cujas virtudes são a arte (capacidade de produzir algo em vista de um fim) e o julgamento (inteligência prática).
  2. Virtudes éticas (morais): como as virtudes dianoéticas são muito raras, pois o homem está ligado ao corpo, resta-lhe as virtudes éticas; são hábitos da alma; tendem a escolher a justa medida para a natureza humana e determina o julgamento prático do homem inteligente; são muito numerosas; p.ex.: justiça e amizade.

Econômica

Política

Aristóteles trata da política de duas entidades:

1) do Estado

2) das Constituições

  1. Formas justa de governo (um só governante = Realeza; muitos governantes = Aristocracia; a maioria governa = Poliarquia).
  2. Forma corrupta de governo (um só governante = Tirania; muitos governantes = Oligarquia; a maioria governa = Democracia).

Retórica

  1. Que se relacionam com o assunto:
    - Tem de fazer as afirmações aparecerem verdadeiras
    - Para isso, precisa de provas
    - Quanto às provas: os silogismos da dialética estão para as induções assim como os entimemas da retórica estão para os exemplos
  2. Que se relacionam com o orador:
    - Tem de fazer o orador aparecer dotado de inteligência, probidade e benevolência
    - Que se relacionam com o ouvinte
    - Tem de saber excitar e aplacar paixões
    - Estuda a idade e as disposições da platéia

Estética

Parte da filosofia que lida com a arte.

Poética

Gramática




loading...

- Filosofia Bizantina Iii
O objetivo da terceira parte da série "Filosofia bizantina" é descrever como o conceito de livre arbítrio é analisado por São João Damasceno (+780). Esta avaliação baseia-se no capítulo 4, de autoria de Michael Frede, publicado em Byzantine...

- Fé E Ciência I: A Ciência Tem De Ser Materialista?
Creio que as grandes questões culturais e filosóficas de nosso tempo devam ser analisadas e entendidas a partir de uma mentalidade devidamente fundada na Tradição e na autoridade mística e dogmática dos Santos Padres. O podcast de Clark Carlton...

- Algumas Perguntas Relevantes
Mortimer J. Adler ensina em seu How to Read a Book que uma das melhores maneiras de apreender o conteúdo de um livro bem como testar se o entendimento deles extraído está correto é formular perguntas e procurar respondê-las com suas próprias palavras....

- O Reino Da Quantidade
Dando prosseguimento aos estudos de metafísica e filosofia perene, resumirei aqui os sete primeiros capítulos da obra-prima de René Guénon: El Reino de la Cantidad y los Signos de los Tiempos (1945). Mais tarde tratarei do restante. Originalmente...

- Aristóteles - Parte V
Parte V: Assuntos Difíceis Chamamos aqui de ?assuntos difíceis? àqueles em que não basta apelarmos ao bom senso e às experiências comuns a todos nós. Elas exigem um tratamento filosófico mais refinado. I ? Infinitude Leucipo e Demócrito propuseram,...



Ciências Humanas e Sociais








.